top of page

ADJUST2QUARENTINE

PSY-COVID: Impacto psicológico do COVID-19 e as suas consequências

psy covid.jpg
Home: Bem-vindo

PANDEMIA COVID-19

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infeções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria dos pacientes com COVID-19  (cerca de 80%) podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detetados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória.

Para além das consequências físicas da doença, como febre, tosse ou dificuldade respiratória, a pandemia COVID-19 impacta drasticamente a saúde mental da população. A imprevisibilidade e incerteza causadas pela pandemia COVID-19 causam uma grande pressão nos indivíduos, famílias, governos e sociedades. Por este motivo, torna-se crucial compreender quais as suas consequências a nível psicológico, social e económico, de modo a podermos mitigar o impacto negativo da pandemia.

Home: Sobre
Home: Serviços
anti.jpg

CONSUMO DE ANSIOLÍTICOS E ANTIDEPRESSIVOS

Portugal é o quinto país da OCDE que mais consome ansiolíticos e antidepressivos, atingindo já uma taxa que duplica a de países como Holanda, Itália e Eslováquia. Não se sabe se a pandemia veio agravar esta situação, mas nos primeiros três meses do ano foram vendidas mais 400 mil embalagens do que no mesmo período em 2019.

bottom of page